56 municípios gaúchos estão pré-selecionados no programa “Segundo Tempo”

O Ministério do Esporte criou em 2003 o Programa “Segundo Tempo” para democratizar o acesso às práticas esportivas e à cultura do esporte no turno oposto ao das aulas escolares. O objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças adolescentes entre 6 e 17 anos, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. Segundo informou o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), vice-líder do Governo Michel Temer na Câmara e um dos maiores incentivadores do Programa, 56 municípios gaúchos estão previamente habilitados na primeira etapa do chamamento público. Até a próxima sexta-feira (11) será publicado o resultado preliminar de classificação das propostas apresentadas pelas prefeituras.  De acordo com o cronograma do Ministério, de 12 a 22 de agosto estará aberto o prazo para interposição de recursos e até cinco de setembro será divulgado e homologado o resultado final das propostas selecionadas.

Segundo explicou Perondi, o programa Segundo Tempo tem como público-alvo crianças e adolescentes expostos a um meio social que ofereça risco para seu desenvolvimento pleno como cidadão. A meta é proporcionar ao indivíduo a possibilidade de atingir um desenvolvimento de valores sociais, melhora das capacidades físicas e motoras, integração social, além de afastá-lo das drogas, prostituição, criminalidade e outros riscos sociais.  Os recursos a serem liberados pelo Ministério vão permitir que as prefeituras ofertem atividades complementares como reforço escolar e alimentar, além de atividades culturais, em função da carência do público atendido, sempre depois do turno escolar.

No Rio Grande do Sul, estão previamente selecionados para receber recursos do programa Segundo Tempo os seguintes municípios: Arroio dos Ratos, Bagé, Barra do Guarita, Bento Gonçalves, Butiá, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Campo Bom, Canela, Canoas, Caraá, Caxias do Sul, Cerro Branco, Charqueadas, Cruz Alta, Dom Feliciano, Doutor Maurício, Encruzilhada do Sul, Entre-Ijuís, Esperança do Sul, Estrela, Faxinalzinho, Fontoura Xavier, Frederico Westphalen, Gentil, Ibirapuitã, Ijuí, Imbé, Lajeado, Marau, Morro Redondo, Novo Xingú, Palmitinho, Pelotas, Pinheirinho do Vale, Pirapó, Presidente Lucena, Rio Grande, Rio Pardo, Roca Sales, Salto do Jacuí, Santa Maria, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Domingos do Sul, São Francisco de Paula, Soledade, Tio Hugo, Trindade do Sul, Triunfo, Uruguaiana, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vitória das Missões.

 

Texto: Fábio Paiva

Foto (Fábio Paiva): Perondi é um dos maiores incentivadores do programa Segundo Tempo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *