Agora é definitivo. Unijuí vai implantar Curso de Medicina em Ijuí

Foi publicada nessa quarta-feira (31) no Diário Oficial da União, a Portaria nº 57 do Ministério da Educação, com o resultado final e definitivo da disputa pela implantação do Curso de Medicina na cidade de Ijuí (RS). Todos os recursos interpostos por instituições perdedoras nas diversas fases da disputa foram rejeitados pelo MEC. A instituição vitoriosa foi a Universidade Regional do Noroeste do Estado – Unijuí, com forte tradição na metade norte do Estado. O edital também aponta as instituições de ensino vencedoras em outras duas cidades: Tucuruí (PA) e Limeira (SP).

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), vice-líder do Governo Michel Temer na Câmara, comemorou o resultado definitivo. “Estou feliz por esta conquista e por ter humildemente participado desta luta desde o início. O curso de Medicina vai ser importante para movimentar a economia do município, estimulando o comércio, a indústria, os serviços, gerando emprego, atraindo professores, alunos e muitas famílias. Não tenho dúvidas que o curso vai melhorar também a rede pública de saúde, pois os alunos vão treinar nos postos da cidade. Além disso, o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), referência em oncologia e cardiologia, e que presta atendimento pelo SUS, está comprometido com o Curso de Medicina. Esta notícia é uma injeção de ânimo e entusiasmo para essa terra amada”, destacou Perondi.

A reitora da Unijuí, Kátia Nehring, informou ao deputado Darcísio Perondi que, vencida a disputa, a Unijuí vai se empenhar em lançar o primeiro vestibular já na metade deste ano. Vai depender do Ministério da Educação, que deve encaminhar uma comissão a Ijuí para verificar in loco a estrutura física da instituição, como salas de aula e laboratórios.

 

Texto: Fábio Paiva

Foto (acervo pessoal)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *