Diálogos & Vitórias – Encontro de mulheres do PMDB em Uruguaiana

Luta, voz, igualdade: aflorando a razão de ser mulher

 

MULHERES DE VÁRIAS REGIÕES NOS DIÁLOGOS DE URUGUAIANA

 

O PMDB Mulher do Rio Grande do Sul marcou Fronteiras de Luta no sábado (30.05.) ao realizar a décima edição dos seus já tradicionais DIÁLOGOS na cidade de Uruguaiana, que completava 169 anos de emancipação. A coordenação local esteve a cargo da professora Dilah Rodrigues de Almeida, presidenta do núcleo municipal. Ao lado de Eva Romero, filiada desde os anos 80, de Mari Glai Godoy e demais colaboradoras da Executiva, Dilah organizou de forma perfeita a recepção às delegações vindas da região metropolitana de Porto Alegre e de Santa Maria com jantar de boas-vindas no Hotel Glória, uma audiência com lideranças femininas, e o próprio evento, no plenário da Câmara Municipal.

Na manhã de sábado, Rosângela Garcia Dorneles, da equipe do Departamento de Políticas para Mulheres do Governo do Estado, foi a principal convidada na audiência organizada pela vereadora Jussara Osório (PSDB) na sala da Presidência da Câmara de Vereadores, contando com várias lideranças femininas. Confira em http://camarauruguaiana.rs.gov.br/?p=13268#more-13268.

No plenário, a Banda Municipal saudava os participantes. Na abertura, falou em nome das mulheres do PMDB de Alegrete, a líder Iolanda Cunha. A presidente Dilah fez o vibrante pronunciamento de saudação inicial.

A programação foi iniciada pelo presidente da filial gaúcha da Fundação Ulysses Guimarães, ex-prefeito de Torres, João Alberto Machado, que abordou “As propostas para o sucesso do PMDB nas eleições de 2016 e 2018 em todo o Brasil”. Também esteve durante toda a manhã o coordenador regional da Fronteira Oeste, Leonardo Gonçalves, atuando atualmente no Departamento de Ciência e Tecnologia, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.

A presidenta do PMDB Mulher RS, Regina Perondi, foi a palestrante no momento denominado Conexão Municipal, acolhendo as representantes e delegações de Itaqui, Alegrete, São Borja, Barra do Quaraí e Uruguaiana, da Fronteira Oeste, e de Capão do Cipó, Manoel Viana, Toropi e Unistalda, do Vale do Jaguari. Foram entregues a elas o Manual de Organização e Regimento Interno do PMDB Mulher, para que o movimento avance nas regiões. As Convenções Municipais do PMDB Mulher deverão acontecer este ano no dia 17 de outubro. Regina convidou a todas para formarem turmas de debates com o curso de Políticas Públicas de Gênero, da FUG.

A importância da atuação do Fórum Permanente as Vereadoras do PMDB do Rio Grande do Sul, ligado ao PMDB Mulher RS, foi destacada por uma de suas coordenadoras estaduais a vereadora Marta Kemel Zanella, de Santa Maria. Ela chamou ao palco, para darem seu depoimento, as vereadoras Regina Maretolli, de Unistalda, também presidente do PMDB; Regina Araújo Weidmann, de Capão do Cipó, e presidente do PMDB; Eva Marina Porto Ramos, de Manoel Viana; e a ex-vereadora Aline Portela Coffi, de Itaqui. Elas relataram sobre suas atividades na campanha de 2014 e sua atuação comunitária e legislativa nos respectivos municípios.

Em seguida, relataram suas Vivências, a companheira Eva Romero, de Uruguaiana, e Tânia Schorn Carpes, coordenadora adjunta e diretora pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação em São Borja. A vice-prefeita de Estância Velha, Maria Ivete Grade, contribuiu com uma fala estimuladora para que mais mulheres se candidatem aos Executivos gaúchos.

Rosângela Garcia Dorneles fechou a programação. Como Vogal da Executiva Estadual do PMDB Mulher e coordenadora Regional do Vale do Sinos, falou sobre o empoderamento feminino na política para que “os Diálogos se transformem em Vitórias”. Como integrante da equipe do Departamento de Políticas para Mulheres da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Rosângela falou sobre a estrutura, funcionamento e serviços do setor dedicado à autonomia das mulheres no Governo Sartori.

Também integrou a delegação de Santa Maria, a presidenta do PMDB Mulher, Maria Elena Varela. Na delegação da região Metropolitana, estava a Diretora de Coordenação dos Hospitais do Estado da Secretaria da Saúde, Denise Jornada Braga; a presidenta do PMDB Mulher de Novo Hamburgo e Tesoureira do PMDB Mulher RS, Maria Lori Correa; a presidenta do PMDB Mulher de São Leopoldo, Roserlani Schmidt, com Joana Amarante da Rosa e Maria de Fátima Ramos; a Vogal do PMDB Mulher Porto Alegre, Dalva Elisa Andrade, com Ana Maria Lehn, Leocádia Jung, Ruth D’Amorim, Carmem Amaral e o menino Gustavo Dumont. De Ijuí, prestigiou o evento Sandra K. Müller, do Diretório do PMDB Mulher.

O evento encerrou com almoço de confraternização no Restaurante da Praça, quando foram tratados os detalhes da Carta de Uruguaiana.

 

Regina Perondi – Presidenta

Comissão Executiva PMDB Mulher /RS

 

DSCN8475

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8477

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8478

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8479

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8480

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8481

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8482

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8485

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8486

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8490

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8492

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8494

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8496

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8497

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DSCN8499

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário em “Diálogos & Vitórias – Encontro de mulheres do PMDB em Uruguaiana

  1. Falem aed Maurim e Grillo!Quanto e0 extorse3o, se vcs terviem os nomes do caras, hora e local, talvez dea em alguma coisa. Minha me3e trabalhou he1 um tempo na embaixada le1 em Buenos Aires, posso pedir alguma ajuda, se vcs acharem que e9 o caso!Na volta, se liga que tem umas cidades do Chile, se ne3o me engano, que team casino ehhehe Quem sabe ne3o rola um poquerzim Boa sorte aed rapazeada! Feliz ano novo tb!Abrae7os!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *