Lideranças das Missões e Ministério do Turismo debatem investimentos na Rota Jesuítica

Na próxima sexta-feira (22), a partir das 9h, no Centro de Cultura de Santo Ângelo – Rua 3 de Outubro, nº 800 – será realizada audiência pública sobre o desenvolvimento do turismo na Região das Missões, a partir da Rota Internacional Jesuítica, tendo como pauta principal o Programa Global de Crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Vão participar do evento lideranças políticas, industriais e comerciais, prefeitos, vereadores e secretários dos 26 municípios da Região das Missões, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), vice-líder do Governo na Câmara Federal, deputados estaduais, o diretor-geral do Ministério do Turismo, Rogério Coser, e o coordenador-geral de Planejamento Territorial de Turismo, Eduardo Madeira.

Segundo explicou o deputado Darcísio Perondi, a região vai voltar a integrar o roteiro turístico nacional, abrindo suas portas para o mundo. Até janeiro de 2018 deve ser contratado o empréstimo internacional junto ao BID, no valor total de US$ 100 milhões, para os países que concentram 30 sítios arqueológicos e atrações da Rota Jesuítica: Brasil, Argentina e Paraguai. Para o Brasil devem ser disponibilizados cerca de US$ 30 milhões, para investimentos em obras de infraestrutura turística, como asfaltamento de acessos aos sítios arqueológicos e históricos, sinalização turística e construção de centros de atendimento a visitantes. O seminário em Santo Ângelo vai definir exatamente onde será investido o dinheiro do BID.

Perondi acredita que, com os investimentos internacionais, o fluxo de turistas nos Sete Povos das Missões, que hoje é de 100 mil por ano, vá triplicar de tamanho e chegar a 300 mil. “Eu sempre afirmo que turismo é uma espécie de fábrica sem chaminés, com potencial muito grande de geração de emprego e renda. Esse tipo de investimento vai fazer muito bem para toda a Região e para o Estado”, defendeu. O Brasil já assinou carta de adesão ao Programa Global de Crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a Integração Regional dos Países da Bacia do Prata.

O deputado Darcísio Perondi anunciou também que uma comitiva brasileira vai ao Vaticano no próximo dia 18 de outubro. O Ministro do Turismo Marx Beltrão agendou audiência com o Papa Francisco, que fará uma benção e reconhecer, em nome da Igreja Católica, a importância da Rota Jesuítica para a religião, a história e o turismo religioso no mundo.

 

Texto: Fábio Paiva

Foto (Nestor Tellier): Adesão ao Programa Global de Crédito do BID para a Integração Regional dos Países da Bacia do Prata foi assinada nas ruínas de São Miguel Arcanjo, em São Miguel das Missões. Perondi estava lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *