MEC lança em maio edital para curso de medicina em Ijuí

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que pretende lançar o novo edital com regras e condições para a implantação da faculdade de medicina em Ijuí, no Rio Grande do Sul, na primeira quinzena do mês de maio. A informação foi dada ao deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), vice-líder do Governo na Câmara. O novo edital deve beneficiar a Universidade Regional do Noroeste do Estado – Unijuí, que tem história e tradição na Região e ganha nova chance na disputa.

A edição do edital passou a ser necessária depois da desistência do grupo Estácio de Sá, vencedor na primeira disputa. Segundo explicou Perondi, as novas regras não exigirão, por exemplo, que uma universidade comunitária, como a Unijuí, tenha ações em bolsas de valores. “A Fundação Getúlio Vargas, na avaliação da capacidade financeira que fez, tratou a Unijuí como se fosse uma grande empresa, como a Ford, Volks Wagen ou Gerdau, com ações em Bolsas de Valores.  Foi uma grande injustiça com a instituição que havia vencido com folga a primeira etapa da disputa”, afirmou Perondi.

Pelas novas regras, serão valorizadas a estrutura física, como salas de aula, laboratórios, e a habilitação técnica e corpo docente. Perondi lembra que o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), que presta atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também está comprometido com o projeto do curso de medicina da Unijuí.

“Estou muito feliz e entusiasmado, pois este momento está mais próximo agora. O ministro Mendonça Filho, meu amigo e parceiro na Câmara dos Deputados, se comprometeu a ir a Ijuí para assinar a abertura da faculdade de medicina”, comemorou Perondi.

 

Texto: Fábio Paiva

Foto (Luis Andrade/MEC)

Foto (Luis Andrade/MEC)

4 comentários em “MEC lança em maio edital para curso de medicina em Ijuí

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *