Raquel Dodge assume pregando harmonia

Tomou posse nessa segunda-feira (18) a nova Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, em substituição ao desgastado e desmoralizado Rodrigo Janot, que ficou quatro anos no cargo e não compareceu ao evento. Participaram da cerimônia, além do presidente Michel Temer, os presidentes do Senado, Eunício Oliveira, da Câmara, Rodrigo Maia, e do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia. Raquel Dodge assumiu pregando harmonia entre os poderes e garantindo que ninguém está acima e nem abaixo da Lei.

Em seu discurso, Raquel Dodge afirmou que “o Ministério Público, como defensor constitucional do interesse público, posta-se ao lado dos cidadãos para cumprir o que lhe incumbe claramente a Constituição e de modo a assegurar que todos são iguais e todos são livres, que o devido processo legal é um direito e que a harmonia entre os poderes é um requisito para a estabilidade da Nação”.

Já o presidente Michel Temer, em discurso rápido, feito de improviso, elogiou as palavras da nova Procuradora-Geral, em que afirma que a lei é a maior autoridade. “Foi com prazer imenso ouvi-la dando aula em seu discurso. Uma aula referente aos grandes princípios regentes do nosso país, todos eles encartados na Constituição Federal de 88. Foi com o prazer extraordinário que eu ouvi dizer que autoridade suprema não está nas autoridades constituídas, mas está na lei. Ou seja, toda vez que há ultrapasse dos limites da Constituição Federal ou dos limites da lei, verifica-se o abuso de autoridade. Porque a lei é a maior autoridade do nosso sistema. Não é sem razão que a Constituição estabelece que o poder não é nosso, mas é do povo. Não é sem razão a ouvi dizer da harmonia entre os poderes”, afirmou Temer.

O vice-líder do Governo na Câmara, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), um dos principais articuladores políticos do presidente Michel Temer, destacou que Raquel Dodge é mais uma mulher no poder, como Carmen Lúcia na presidência do Supremo Tribunal Federal, e Grace Mendonça, Advogada-Geral da União. Perondi destacou as palavras de Raquel Dodge sobre a harmonia entre os poderes e elogiou o discurso do presidente Michel Temer. “Ele reforçou que a lei está acima dos homens e a Constituição está acima dos poderes. Os poderes e os homens precisam respeitar a lei e a Constituição. E quando não respeitam, existe o abuso de autoridade. Sai desta cerimônia feliz e orgulhoso”, completou Perondi.

 

Texto: Fábio Paiva

Foto (celular pessoal): Os deputados Darcísio Perondi e Mauro Pereira, ambos do PMDB do RS, com a nova Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto (celular pessoal): Da esquerda para a direita: ministro do STF Alexandre de Moraes, deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia, e deputados Mauro Pereira e Darcísio Perondi, ambos do PMDB-RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *