Unijuí vence disputa por curso de medicina em Ijuí

O Ministério da Educação divulgou, na noite dessa segunda-feira (30), o resultado das instituições interessadas em implantar um curso de medicina na cidade de Ijuí (RS). Em primeiro lugar na avaliação ficou a Universidade Regional do Noroeste do Estado – Unijuí. Eventuais recursos à classificação preliminar devem ser interpostos até 10 de novembro. A divulgação do resultado final será no dia 12 de dezembro e haverá período de interposição de recurso ao resultado final entre 13 e 22 de dezembro. A homologação do resultado final será no dia 31 de janeiro de 2018.

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), vice-líder do Governo Michel Temer na Câmara, comemorou o resultado preliminar e não acredita que o resultado vá mudar. Pelas regras impostas pelo MEC, o número de leitos disponíveis ao SUS por aluno deverá ser maior ou igual a cinco. Ou seja, para um curso com 50 vagas, o município deverá possuir, no mínimo, 250 leitos disponíveis ao Sistema Único de Saúde (SUS). Precisa ter também oferta de leitos de urgência e emergência ou Pronto Socorro.

O parlamentar lembra que o Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), um dos mais importantes e completos da metade Norte do Estado, referência em oncologia e cardiologia, e que presta atendimento pelo SUS, está comprometido com o projeto do curso de medicina da Unijuí.

“A unijuí atende todos os requisitos previstos no edital do MEC. Tem estrutura física pronta, com salas de aula, laboratórios, além da habilitação técnica e corpo docente qualificado. Essa estrutura só a Unijuí possui. Estou muito feliz pela Unijuí ter passado por esta peneira. Minha cidade natal tem uma riqueza muito forte, que é o setor comunitário. O município é sempre puxado por uma iniciativa comunitária, principalmente nas áreas de saúde e educação. A Unijuí é um forte exemplo disso. Ela tem um conceito muito alto, principalmente na área da saúde, a partir da implantação de cursos de enfermagem, nutrição e veterinária. Agora só falta a medicina”, destacou Perondi.

 

Texto: Fábio Paiva

Foto (MEC): o deputado Darcísio Perondi conversou sobre a faculdade de medicina de Ijuí várias vezes com o ministro da Educação, Mendonça Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *