Estamos no caminho certo, evoluímos.
Tivemos uma semana com muitas reuniões sobre o projeto que trata da ponte internacional em Porto Xavier no Brasil e San Javier na Argentina, mais um passo foi dado para operação e construção da ponte. Com tamanho estimado em torno de 930 metros, foi à obra eleita prioritária pelos deputados e senadores em Rio Grande do Sul. A região missioneira, o Secretário Executivo Detur/FUNMISSÕES, Marcos Matos. O prefeito de São Nicolau, Ricardo Miguel Klein. Prefeito de Rolador, Paulo Peixoto e o Secretário de Desenvolvimento Turismo e MERCOSUL, Ovídio Kaiser, foram à Brasília no último dia, 14 de fevereiro, para encontrar com lideranças do governo e dar andamento no processo.
Quando finalizada, a ponte deve representar uma importante ajuda para alavancar a economia e turismo local, principalmente por facilitar a travessia de cargas e pessoas, criando um corredor de exportação e importação no MERCOSUL.
“Atualmente, no porto de Porto Xavier, em travessia com balsa, temos movimento de exportação e importação de 12 mil cargas por ano. Com a ponte, isso vai triplicar nos primeiros anos e futuramente quintuplicar”, estimou Kaiser. A partir de agora, deverão ser intensificados os trabalhos técnicos, o que envolve trâmites que ainda precisam ser revistos, visando realizar as alterações necessárias.
“Estamos confiantes, evoluímos, conquistamos parcerias e aliados no governo federal, a articulação política necessária para o pleito já está consolidada, precisa-se agora de efetuar as tratativas técnicas. No que depender de nós, a ponte sairá”, afirmou Darcísio Perondi.