17 de agosto: “Dia V” da Consciência Vascular

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo – não vai precisar passar pelo Plenário, o Projeto de Lei nº 521/2015, do deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), que institui o Dia Nacional da Consciência Vascular, o “Dia V”, a ser celebrado anualmente em 17 de agosto, para incentivar a realização de campanhas de conscientização e iniciativas do poder público em parceria com entidades da sociedade civil, sobre controle e prevenção de enfermidades vasculares.

Perondi lembra que algumas iniciativas em prol da prevenção e conservação da saúde vêm chamando a atenção da sociedade, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, destinados à conscientização sobre câncer de mama e de próstata. As doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, aterosclerose, angina, isquemia do miocárdio, têm fatores de risco bem conhecidos, como a alimentação inadequada, o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo.  Essas doenças respondem por quase trinta por cento dos óbitos no país.

Segundo Darcísio Perondi, grande parte das mortes e incapacidades por cardiopatias podem ser evitadas sem a necessidade de medicamentos nem exames, bastando orientação, conscientização e força de vontade para cuidar-se.

 

Texto e foto: Fábio Paiva

Perondi é médico e autor do Projeto de Lei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *