AGU agenda reunião para resolver litígio em linha férrea de Cruz Alta

Foi agendada para o próximo dia 14 (quinta-feira) a reunião preliminar da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Advocacia-Geral da União (AGU) que vai tentar solucionar um litígio entre a Comissão dos Moradores da Beira Trilho e a concessionária Rumo Logística, em Cruz Alta. O pedido de intermediação federal foi feito pelo deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), diretamente para a Advogada-Geral, Grace Mendonça, que em pouco mais de um mês instalou a Câmara.

Segundo explicou Perondi, já estão sendo expedidos os convites para todos os atores do contencioso: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Rumo Logística, Associação de Moradores da Beira Trilho, Poder Judiciário, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Cruz Alta. Também estão sendo convidados representantes de cidades vizinhas que apresentam o mesmo tipo de problema, como Ijuí, Santo Ângelo e Tupanciretã.

Darcísio Perondi explicou que os proprietários dos imóveis urbanos que fazem divisa com a via férrea, têm escritura e não querem deixar o local. A Rumo Logística, que tem a concessão, vem buscando na Justiça a liberação da faixa de domínio, de pelo menos 15 metros de cada lado da linha férrea, mesmo que isso resulte na retirada das famílias e na demolição dos imóveis. Estima-se que mais de dois mil imóveis e cerca de dez mil pessoas sejam atingidos pelas ações de reintegração de posse propostas pela concessionária. As ações também atingem comercio e indústrias na cidade.

“Vamos trabalhar um consenso e buscar um acordo que possibilite a suspensão das ações na Justiça. Vamos nos esforçar para tentar resolver este problema e acabar com a angústia das pessoas”, afirmou Perondi.

 

Texto: Fábio Paiva

Foto (smartphone pessoal): Perondi com Grace Mendonça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *