Anteprojeto da ponte internacional em Porto Xavier já está com o DNIT

Lideranças da Região das Missões entregaram, nessa sexta-feira (10), em Porto Alegre, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Anteprojeto da Ponte Internacional que vai ligar Porto Xavier no Brasil a San Javier na Argentina, sobre o Rio Uruguai. O estudo foi elaborado por empresa contratada pela Prefeitura de Porto Xavier e doado ao DNIT, na pessoa do Superintendente no Estado, Allan Machado.

Segundo explicou o deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), que acompanhou o grupo, com o documento pronto e entregue ao DNIT, serão empenhados os R$ 81 milhões aprovados para a obra no Orçamento Geral da União de 2018, através de uma Emenda Impositiva da Bancada Gaúcha. E, com o empenho, ou seja, a reserva dos recursos, a ponte entra no grupo das obras prioritárias do Governo (PAC) e as obras podem ser licitadas e iniciadas já em 2019. O anteprojeto detalha a localização da ponte e suas dimensões, bem como os acessos para a estrutura, tanto do lado brasileiro quanto do argentino.

Participaram da reunião diversas autoridades, como os prefeitos de Porto Xavier Vilmar Kaiser, de São Nicolau Ricardo Klein, e de Rolador Paulo Peixoto, que também é o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM). Também participaram o representante da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) Mário Nascimento, o secretário de Turismo de Santo Ângelo Vando Ribeiro e o Prefeito de San Javier, na Argentina, Enio Lemos, acompanhado de Hugo Gómez, secretario de Integración.

 

Texto: Fábio Paiva

Fotos: Nestor Tellier

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *