Governo do Estado já pode ampliar aeroporto de Santo Ângelo

Numa concorrida solenidade, com a participação de dezenas de lideranças políticas, comerciais e comunitárias da Região das Missões, realizada no auditório da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) em Santo Ângelo, foi feita a entrega oficial ao Governo do Estado, pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Anteprojeto da segunda etapa das obras de ampliação e modernização do aeroporto Sepé Tiarajú. Representando a SAC, o assessor Paulo Henrique Possa fez a entrega do documento a Lígia Villarin Barreto Alves, Diretora do Departamento Aeroportuário do Estado, que representou o governador José Ivo Sartori. O deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), como vice-líder do Governo na Câmara, também assinou o Termo de Cessão de Uso,  que permite ao Estado abrir o processo de licitação e iniciar as obras ainda este ano.

O deputado Perondi, que é um dos padrinhos da obra, explicou que os recursos, cerca de R$ 40 milhões, já estão garantidos pelo Governo Federal. “Estou muito feliz, pois estamos dotando a Região Noroeste do Estado de um aeroporto capaz de receber qualquer aeronave, com o objetivo de desenvolver o turismo, principalmente na Rota Jesuítica Guarani. A expectativa é de que, em dois anos, o fluxo de turistas na parte brasileira passe dos atuais 100 mil anuais para 300 mil. É um grande avanço e devemos comemorar”, afirmou Perondi.

A segunda fase da modernização e ampliação do aeroporto inclui a terraplanagem da área operacional, linhas de acesso e pistas de deslocamento de aeronaves, além de novas edificações, como um terminal de passageiros.

Na primeira fase de modernização e ampliação, o aeroporto Sepé Tiarajú de Santo Ângelo ganhou um novo centro de controle, estação de passageiros climatizada e mobiliada, seção anti-incêndio, pátio de estacionamento de aeronaves e pista com 1.670 metros de extensão por 30 metros de largura, com padrão internacional.

 

Clique aqui para ver a planta baixa do anteprojeto: AER SANTO ÂNGELO-RS-AP-PLANTA GERAL-001-08

 

Texto: Fábio Paiva

Fotos: Nestor Tellier

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abaixo, imagens do projeto do novo terminal de passageiros:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *