Hospital de Santo Ângelo já pode realizar quimioterapia para tratamento do câncer

O ministro da Saúde Gilberto Occhi assinou e foi publicado no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (24), a Portaria nº 2.614 habilitando a Unidade Assistencial de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital de Santo Ângelo (RS). No mês de maio, uma comitiva liderada pelo deputado Darcísio Perondi (MDB-RS) esteve com o ministro, quando pediu celeridade na habilitação do novo serviço. O hospital já está, desde março de 2018, habilitado junto ao Governo do Estado para prestar atendimento na especialidade de Oncologia pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Com a habilitação federal, o Hospital deve receber mais R$ 5,641 milhões por ano para a realização de consultas especializadas, exames, tratamentos, biópsias e cirurgias oncológicas.

O Hospital de Santo Ângelo também está realizando obras físicas para a instalação da UNACON. Para isso, foi revitalizada uma área de 350 m² onde antes funcionava o pronto atendimento e que vai receber uma unidade de leitos para Oncologia, consultório, sala de exames, sala de manipulação dos medicamentos para a quimioterapia, posto de enfermagem, sala de aplicação da quimioterapia, sala de expurgos, área de limpeza, vestiários e sanitários.

Para o deputado Darcísio Perondi, o novo serviço de Oncologia, o quarto da região, vai disponibilizar tratamento do câncer com quimioterapia, beneficiando os mais de 292 mil moradores dos 24 municípios missioneiros que compõem a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. Estima-se que, nessa microrregião, sejam registrados cerca de 1.510 novos casos de câncer por ano. “Estou muito feliz de participar de todo esse processo. Quando a UNACON estiver funcionando plenamente, os pacientes de Santo Ângelo e região não vão mais precisar se deslocar até Ijuí ou outras cidades maiores e mais distantes. Vai proporcionar melhor qualidade de vida para essas pessoas e um tratamento mais digno e humano. Afinal, para quem luta contra o câncer e já está debilitado, não é prudente pegar a estrada”, afirmou Perondi.

Segundo informou a Coordenadoria Regional de Saúde, todos os tratamentos contra o câncer poderão ser feitos em Santo Ângelo, com exceção de casos de tumores de cabeça e de pescoço, até que sejam contratados profissionais habilitados para estes tipos de procedimentos, que continuarão, por enquanto, sendo feitos em Ijuí.

Texto e foto: Fábio Paiva

Comitiva de Santo Ângelo, liderada pelo deputado Darcísio Perondi, esteve em maio com o ministro Gilberto Occhi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *