Perondi é homenageado no Dia da Imigração Chinesa

O deputado Darcísio Perondi (MDB-RS) foi homenageado, nessa quarta-feira (15), com a Cruz do Mérito da Fraterna Integração Brasil-China, como personalidade do ano nas relações bilaterais entre os dois países. A honraria foi concedida em sessão solene da Câmara dos Deputados, pelo Dia da Imigração Chinesa no Brasil. Perondi recebeu medalha e diploma das mãos do deputado Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, e do embaixador chinês no Brasil, Li Jinzhang.

Esta é a primeira vez que a data é comemorada, apesar dos primeiros chineses terem desembarcado no País há mais de 200 anos, em 1812, com Dom João VI. Eles vieram de Macau para introduzir o cultivo de chá no país. A primeira entrada oficial de imigrantes chineses, no entanto, ocorreu em 15 de agosto de 1900. Hoje, estima-se que existam quase 300 mil chineses no Brasil.

Segundo Perondi, o Brasil tinha uma dívida enorme com os chineses. Perondi é de Ijuí, conhecida como a capital gaúcha das etnias, onde diversas culturas se instalaram e são homenageadas, como africanos, espanhóis, alemães, árabes, austríacos, holandeses, italianos, letos, portugueses, poloneses e suecos. “Agora os chineses serão lembrados e homenageados todos os anos, no dia 15 de agosto. Eles têm uma cultura riquíssima e são importantes para nosso País e para nossa economia”, destacou Perondi.

 

Texto e fotos: Fábio Paiva

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *