Perondi garante recursos para Unipampa construir Cidade Reitoria

No próximo ano serão iniciadas as obras da Cidade Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no Campus de Bagé. Os recursos, no valor de R$ 2 milhões, foram garantidos pelo deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), vice-líder do Governo na Câmara, através do TED (Termo de Execução Descentralizada) nº 7861 do Ministério da Educação. O dinheiro já foi repassado à Unipampa.

No último mês de março, Perondi conversou com o então ministro da Educação, Mendonça Filho, quando apresentou o pedido formal da Universidade. Em julho, Perondi esteve com o atual ministro, Rossieli Soares da Silva, e cobrou a liberação dos recursos, agora confirmada. A notícia foi comemorada pelo reitor da Unipampa, Marco Antônio Fontoura Hansen, pelo pró-reitor de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Pereira Júnior, e pelo professor Gustavo Saldanha, que trataram do assunto diretamente com o deputado Darcísio Perondi.

Segundo informou Hansen, a construção da Cidade Reitoria vai gerar uma economia de quase R$ 1,5 milhão, dinheiro que poderá ser revertido em outras ações de custeio da Universidade, como pesquisa, pós-graduação e extensão.

A Cidade Reitoria terá acessibilidade universal e ações sustentáveis, como aproveitamento da água da chuva, captação de energia solar, pavimentos permeáveis, equipamentos externos de conforto térmico, bicicletários, telhados verdes e materiais com selo de qualidade ambiental. O complexo será formado pelo prédio da Reitoria, dez prédios para as Pró-Reitorias e Diretorias, centro de eventos, restaurante e lancheria, almoxarifado e depósito, além de área de apoio para servidores, como vestiários, espaço de integração e lazer.

 

Texto e fotos: Fábio Paiva

Perondi com o reitor da Unipampa, Marco Antônio Fontoura Hansen, e com professor Gustavo Saldanha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Perondi, em março último, solicitou os recursos ao então ministro da Educação Mendonça Filho

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *