Teatro Treze de Maio vai receber R$ 100 mil em equipamentos

A diretora administrativa do Theatro Treze de Maio, de Santa Maria, Ruth Péreyron, recebe, nesta sexta-feira (07), o documento oficial de uma Emenda Individual, no valor de R$ 100 mil, destinada pelo deputado Darcísio Perondi (MDB-RS) junto ao Orçamento da União de 2019. A entrega será feita pelo professor Gustavo Saldanha, pelo representante do Estado, Beto Fantinel, e pelo Diretor Regional Sul do Ministério da Cultura, Álvaro Franco. Os recursos, quando liberados, serão utilizados na aquisição de equipamentos para a modernização do Teatro.

Segundo explicou Ruth Péreyron, o dinheiro será utilizado na troca de luminárias e da rotunda, a cortina que fica no fundo do palco. Além disso, será instalado um elevador embaixo do palco e que possibilitará a subida e descida do piano de corda, que pesa 600 quilos. “Todas as vezes que é necessário subir o piano para alguma apresentação, três funcionários são utilizados para puxá-lo. É complicado e trabalhoso”, disse. O piano de corda, um Steinway & Sons ¾, fabricado em Hamburgo, na Alemanha, tem 40 anos e foi um presente da mãe de Ruth, Eva Sopher, que foi presidente da Fundação Theatro São Pedro, em Porto Alegre, falecida em sete de fevereiro desse ano.

Para o deputado Darcísio Perondi, é muito importante o empenho da comunidade e, principalmente, da Diretoria da Associação, para manter o teatro, que tem 128 anos, funcionando. “Se depender de mim, o Theatro Treze de Maio, que é um dos melhores do País, vai continuar aberto e levando cultura e arte para a população”.

Já Álvaro Franco elogiou a iniciativa do deputado Darcísio Perondi. “Esta ajuda será muito bem-vinda. Agradeço ao Perondi, que, tradicionalmente, apoia iniciativas do setor de cultura, como já fez com o Theatro São Pedro, de Porto Alegre, e com o Palco das Etnias, de Ijuí“. Beto Fantinel, que deixará o Governo do Estado para ocupar um cargo no futuro Ministério da Cidadania e Ação Social, afirmou que os investimentos na infraestrutura do Teatro são importantes, pois “trata-se de um espaço centenário e relevante para a preservação da história de Santa Maria”. Fantinel também elogiou a sensibilidade de Perondi ao destinar os recursos.

 

Texto: Fábio Paiva

Compromisso com Theatro Treze de Maio e entidades culturais foi firmado no mês de outubro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *