TV Câmara lança série que mostra como funciona a saúde no Brasil

Estado de Saúde é uma série de três documentários de média metragem que lança um olhar clínico sobre as três principais frentes de atuação da saúde pública no Brasil: Prevenção, Emergência e Tratamento. Realizado pelo Núcleo de Documentários da TV Câmara, o projeto tem como objetivo traçar um panorama de como funciona o sistema de saúde no Brasil, com foco no SUS (Sistema Único de Saúde) que atende cerca de 80% da população brasileira.

Para realizar a série, equipes da TV Câmara registraram de perto o funcionamento do SUS nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Nos municípios de Itanhandu e Belo Horizonte (MG), mostrou-se como funciona a rede de atenção básica através do programa de saúde da família e dos centros de saúde. Em Brasília e Belém do Pará, a equipe de Emergência acompanhou os resgates do Samu feitos por ambulâncias, motos, helicópteros e até por lancha. Na capital do país, o dia-a-dia de um paciente renal crônico foi acompanhado para evidenciar como o sistema lida com os chamados tratamentos de alta complexidade e buscou-se retratar também a agitação nervosa no pronto socorro de um dos maiores hospitais do país: o Hospital de Base. Em Recife (PE), foi a vez de se verificar como são atendidos os pacientes de câncer e que se recuperam de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A linha editorial que guiou os documentários optou pelo foco nos pacientes e nos profissionais da área, partindo do ponto de vista de quem vivencia a questão da saúde diariamente. Evitando a abordagem sensacionalista que costuma cercar o tema, a série Estado de Saúde adota uma linguagem observacional, permeada de análises críticas sobre o estado da saúde hoje, no Brasil.

Os episódios Prevenção e Tratamento foram dirigidos pelo cineasta Guga Caldas, formado em Cinema pela USP, autor dos filmes “A Farsa do Acre”, “A menina metalinguística e o garoto melancólico” e “A florista do outro lado da praça”, premiados no CineEsquemaNovo, e no Festival de Santa Maria, entre outros. O episódio “Emergência” foi dirigido pelo cineasta Santiago Dellape, formado em Audiovisual e Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), autor de oito curta-metragens, dos quais se destacam “Nada Consta” (2006) e “Ratão” (2010), ambos premiados nos Festivais de Cinema de Brasília e de Gramado.

download

 

Lançamento da série Estado de Saúde na grade da TV:

Prevenção – 27 de abril (sábado) às 21h

Emergência – 25 de maio (sábado) às 21h

Tratamento – 22 de junho (sábado) às 21h

 

Reprises sempre aos domingos (2h / 13h30 / 19h30), às quartas (5h30 / 21h30) e às sextas-feiras (10h)

 

Mais informações de como sintonizar a TV Câmara no endereço:

 

http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/?lnk=SINTONIZANDO&selecao=SINTONIZANDO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *